Lixo dos ecopontos fica por reciclar
28/12/2002
Expresso
Vidro, cartão e embalagens colocados em ecopontos de 22 concelhos do país estão a ser enviados para aterros e não para a reciclagem.
A situação foi detectada pela Quercus, que notou a diferença entre o volume de resíduos recolhidos por algumas autarquias e o recebido pela Sociedade Ponto Verde (SPV).
A associação ambientalista identificou três sistemas intermunicipais, agregando 22 concelhos, onde os resíduos separados por 400 mil munícipes acabam por ser de novo misturados e depositados em aterros. É o caso da Resiurb e da Amartejo (de onde o Sardoal faz parte).
A Quercus, que vai denunciar a situação ao Ministério do Ambiente, crê que esta situação ? que pode ainda acontecer noutros concelhos do país ? vai prejudicar as metas para 2005, quando a reciclagem de embalagens usadas deve ser de 25% em todos os países da União Europeia.
As Associações municipais em causa admitem as falhas na reciclagem, mas atribuem esta situação à inexistência de um centro de triagem. A Sociedade Ponto Verde ? a entidade criada para a retoma de vidro, papel e embalagens ? diz desconhecer a situação e remete para as autarquias a fiscalização da recolha dos resíduos.
MEUS COMENTÁRIOS a 28/12/2002: Depois de os sardoalenses introduzirem hábitos de reciclagem que demoram gerações a serem introduzidos, eis que se sabe o que o município faz com os resíduos separados: vão todos para o aterro! Brilhante!
Bruno Costa
pensarsardoal@hotmail.com
# Colocado por PensarSardoal @ 22:23
0 Comentários!

0 Comments:
|