|
"Parte hoje para o Quénia, o aluno finalista em Engenharia Mecânica, Augusto Gaspar, onde irá realizar o seu estágio curricular junto de um orfanato em Ongata Rongai e de um bairro da lata em Kisii. Este projecto realiza-se em articulação com a ONG Associação de Defesa dos Direitos Humanos (ADDHU).
Numa primeira fase, Augusto Gaspar irá recolher – nestes locais e durante três semanas -informações técnicas e amostras sobre a qualidade e processos de captação, transporte e armazenamento de água para consumo humano (Ongata Rongai), bem como sobre as condições do saneamento básico local (Kisii). As amostras de água serão posteriormente analisadas pela associação abrantina A. Logos – Associação para o Desenvolvimento de Assessoria e Ensaios Técnicos.
O objectivo será desenvolver soluções técnicas que permitam melhorar a qualidade dos meios e infra-estruturas que servem estas populações em termos de abastecimento de água potável, o seu aquecimento por energia solar e o saneamento básico.
Assim, numa segunda fase o aluno procurará, já em Portugal, obter parceiros e apoios financeiros para adquirir equipamentos, desenvolver e construir as infra-estruturas identificadas como necessárias.
Finalmente, numa última fase, o objectivo é regressar ao Quénia para implementar o projecto junto das populações, melhorando dessa forma as suas condições de vida e de saúde através do abastecimento de um bem tão essencial e básico como é a água potável.
Augusto Gaspar é trabalhador estudante e há um ano que prepara este projecto. Trata-se de um exemplo inédito em termos da realização de um estágio curricular – necessário para a conclusão da licenciatura – que prima pela inovação, empreendedorismo, solidariedade e audácia dos objectivos propostos e que mereceu todo o apoio da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, através dos docentes envolvidos no projecto. "
in ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE ABRANTES
Bruno Dias da Costa
# Colocado por PensarSardoal @ 12:10
0 Comentários!

0 Comments:
|
|