|
 CHAFARIZ DAS TRÊS BICAS
Diz a lenda que a nascente que alimenta este chafariz apareceu, segundo a tradição, por ocasião do terramoto de 1755, a uns cem metros acima, na margem esquerda da ribeira, em resultado de um abalo de terra que fendeu o rochedo de onde começou a correr.
Diz ainda a tradição que encontrando-se ali um frade na ocasião em que a nascente rebentou, pegou numa pedra e introduziu-a na fenda aberta, motivo porque nunca mais secou e que se não fosse esta prevenção, ter-lhe ia sucedido o mesmo que a uma outra que rebentou por igual motivo nas imediações da Fonte Velha, que secou passado uns tempos, por falta de objecto que impedisse fechar-se a fenda que lhe dava passagem.
Fosse como fosse, o certo é que esta nascente, só se faz notada depois do ano de 1755, o que condiz em parte com a tradição.
O povo da Vila, dado as qualidades terapêuticas da água e sua abundância, sob a direcção de Sebastião Serrão da Mota D`Albergaria Galhardo, que era o então Juiz Presidente, a canalizou e construiu o chafariz que hoje se vê da Ponte de S.Francisco. Concorrendo uns com dinheiro e outros com serviços, a obra ficou concluída em 1791 e sob o nome de Chafariz das Três Bicas.
A água é bastante férrea, cai repartida por 3 bicas, sobre uma pequena bacia e desta passa por baixo de um pavimento lajeado, e vai cair de uma altura de aproximadamente 2.25 metros num tanque reservatório que serve de bebedouro para animais. E ainda diz a tradição qualquer forasteiro que beber água da bica do meio do referido Chafariz, virá residir para sempre no Sardoal.
# Colocado por PensarSardoal @ 01:00
0 Comentários!

0 Comments:
|
|