MIRANTE : Constância em grande
O Arquivo Municipal de Constância é o primeiro arquivo português a formalizar a adesão à Rede Portuguesa de Arquivos e ao Portal de Arquivos, que permitem pesquisar informação a partir de um ponto de acesso único e global.
Construído ao longo de três anos, num investimento de 500 mil euros, a Direcção-Geral de Arquivos criou o Portal de Arquivos como forma de “potenciar a informação que já existe” nos vários repositórios, públicos e privados, “dando-lhes mais visibilidade, agregando o acesso a toda a informação através de um ponto de acesso único, global”.
O director-geral de Arquivos, Silvestre Lacerda, disse à agência Lusa que, com esta Rede e Portal de Arquivos, o utilizador “já não precisa de ir pesquisar em cada um dos repositórios, como actualmente acontece, mas tem um agregador nacional, um ponto de acesso global à informação que está nos diferentes arquivos”.
Para o responsável, o momento “marca o início da assinatura nacional” dos protocolos de adesão dos arquivos públicos e privados à Rede Portuguesa de Arquivos e ao seu Portal."
(...)
Bruno Dias da Costa pensarsardoal@gmail.com
# Colocado por PensarSardoal @ 21:02
0 Comentários!

0 Comments:
|