|
O ANO DOS BLOGUES
A nomeação pela TIME do blogue do ano confirma que, em 2004, a blogosfera se emancipou.
Antes, os blogues eram uma curiosidade, um fenómeno de culto, um hobby, como coleccionar selos. Mas em 2004 os blogues ascenderam inesperadamente ao panteão dos grandes media emparelhando com a televisão, a rádio e, sim, a imprensa escrita. Esta frase de Lev Grossman, o editor da TIME que redigiu o texto da primeira escolha daquela revista para Blog of the year, vai tornar-se uma referência tão importante quanto a definição do termo blog incluída oficialmente nos principais dicionários da língua inglesa em 2003 (Oxford English) e 2004 (Merriam-Webster).
Isto porque, defeitos à parte, a TIME continua a manter um tremendo prestígio que confere à suas escolhas um tom ditatorial. A eleição do Power Line (http://www.powerlineblog.com/) compreende-se melhor no contexto americano - mas é de facto feliz porque simboliza o poder conquistado por centenas de blogues em todo o mundo, às suas escalas regionais.
"O mundo está cheio de pessoas inteligentes que possuem informação acerca do mais inimaginável dos assuntos e até à Internet não havia uma forma prática de a apresentar" disse Jonh Hinderaker, um dos três editores do Power Line.
A contribuição praticamente instantânea dos leitores e as virtudes do hipertexto ampliam o poder dos blogues, hoje em número superior a cinco milhões em todo o mundo - e o número cresce exponencialmente. Segundo a Pew Internet & American Life, um blogue é criado em cada seis segundos. Mais de metade morrem por falta de ideias em menos de dois meses.
Esta riqueza informativa é do agrado dos internautas, razão pela qual as audiências dos principais blogues mundiais dispararam para a casa das centenas de milhar de leitores diários, permitindo a um punhado de autores de topo a profissionalização. Por outro lado, alguns media aproveitam a riqueza dos blogues integrando-os nas suas edições online, como tem vindo a fazer o diário francês LE MONDE (http://www.lemonde.fr/).
In Única, do Expresso por Paulo Querido.
# Colocado por PensarSardoal @ 21:19
0 Comentários!

0 Comments:
|
|