|
NADA COMO DANTES: PENSAR SARDOAL
A Juventude Social-democrata (JSD) de Sardoal, promoveu recentemente, na sede do GETAS, dois debates públicos, um sobre cultura e outro sobre desporto. Inseriram-se estas iniciativas num projecto mais amplo, denominado Pensar Sardoal, cujos objectivos são esses mesmos, pensar e discutir o concelho de Sardoal, nas diversas vertentes políticas, económicas e socioculturais.
Para esse efeito, convidou autarcas, quadros técnicos do município, dirigentes associativos, professores e outros agentes ligados aos assuntos em análise.
Estas acções, do meu ponto de vista, devem ser acarinhadas, estimuladas e realçadas. Em primeiro lugar, porque são levadas a efeito pela malta nova, a quem muitos (às vezes, injustamente) acusam de se alhear dos problemas sociais e das realidades da vida.
Em segundo, porque os jovens promotores têm demonstrado capacidade de organização, trabalho, inteligência e consciência de que, cada vez mais, se torna necessário acordar algumas mentes instaladas e abanar o sistema, contribuindo para uma maior dinâmica das pessoas e das instituições locais. Em terceiro, porque esses debates se configuram como interessantes exercícios de cidadania e intervenção, conseguindo mobilizar, aos sábados à tarde, trinta ou quarenta participantes, em torno de temas concretos que dizem respeito a todos.
Além disso, apesar de organizados por uma estrutura partidária, estas discussões assumiram um carácter aberto, abrangente e sem preconceitos ideológicos, sendo um bom exemplo de cultura democrática e de diálogo construtivo que tanta falta faz ao concelho, à região e ao país. Numa terra pequena, como o Sardoal, não faz sentido haver divisões artificiais entre aqueles que aí nasceram ou residem. Pelo contrário. E o empenho e a irreverência dos jovens social-democratas sardoalenses poderão ser uma lição para alguns que, em vez de lutarem pelas suas ideia, de forma legítima e de cara descoberta, preferem esconder-se na cobardia do anonimato e da pequena intriga. Parabéns à JSD de Sardoal!
Mário Jorge de Sousa @ pensarsardoal@hotmail.com
In Primeira Linha de 29 de Maio de 2003
# Colocado por PensarSardoal @ 19:18
0 Comentários!

0 Comments:
|
|