DERBY LOCAL: LAGARTOS vs ALCARAVELA
Aproveitando a minha visita ao Sardoal, coisa rara nos últimos tempos, não podia perder este derby local...antigamente expressava uma rivalidade sociologicamente compreensível, embora do ponto de vista estritamente desportivo tais comportamentos fossem exacerbados. .
Daí que estranhei o ambiente ameno em que decorreu este jogo, entre amigos é certo, mas isso sempre foi. Há bons valores de parte a parte, alguns bons de mais para se arrastarem num campeonato como a 2ª divisão. Num debate longínquo, pensámos nós que conseguiríamos lançar as bases de um futuro cooperante entre os dois clubes, porque o Sardoal é tão pequeno que não existe razão para além da teimosia que não leve a um futuro diferente. .
Urge racionalizar alguns ímpetos regionalistas bacocos e "passadistas". O Sr. Presidente, na altura do debate organizado pelo Pensar Sardoal, manifestou mais uma vez a sua falta de carácter e de poder de afirmação sem ligar às "sondagens" e aos votos de uma freguesia tão importante como Alcaravela, onde este deve a sua primeira vitória eleitoral...Contra os dirigentes e agentes de formação locais, reiterou a sua tese de deixar o desperdício humano e financeiro continuar. .
Porque não pensar num modelo desportivo integrado entre os dois clubes. Em termo formais talvez seja algo de difícil consenso, pois como fazer o upgrading de um sistema clubístico retrógrado. Porque não fazer melhor, formar melhor, dar o mínimo de dignidade a quem gosta de desporto. O Sr. Presidente falava de amor à camisola, quando na sua altura foi um dos pioneiros a introduzir sistemas de incentivo paralelos ao suor pelo concelho. No debate falava de uma forma que indignou todos os presentes, pela sua clara inaptidão para lidar com matérias que dão chatices, porque mudar é um coisa complicada. Lanço-vos o desafio de mudar a forma como os clubes do Concelho parecem caminhar separados, sem um rumo que não seja a sobrevivência. Porque não partilhar recursos? Porque não exponênciar as qualidades dos jovens que gostam de jogar futebol? Há algum problema em gostar de futebol? O Sr. Presidente acha que sim e diz que os jovens desenvolvem expectativas no meio que os induzem a optar por uma forma de vida que de acordo com o próprio não é a melhor. Pois eu já joguei dez anos futebol federado e nunca embandeirei em arco com uma futura carreira, nunca deixei de estudar e hoje será que sou perdido da sociedade como o Sr. Presidente acha? Será que outros jovens universitários que o fazem também não têm juízo e o Sr. é que tem razão? São estas atitudes autistas que tornam impossível a participação activa no concelho por via do associativismo.
Bruno Costa
pensarsardoal@hotmail.com
# Colocado por PensarSardoal @ 01:44
0 Comentários!

0 Comments:
|