|

CINEMA ITINERANTE: CONCURSO PARA ADESÃO
Filmes como "O Rapaz do Trapézio Voador" de Fernando Matos Silva (35 mm, 115?, 2002), "Lisboetas" de Sérgio Tréfaut (Betacam, 60?, 2004) e "A Suspeita", José Miguel Ribeiro ( 35 mm, 25?, 2000) constam de uma lista, divulgada pelo Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM) para concurso de adesão ao programa de itinerância cinematográfica.
Com este concurso o ICAM pretende dar projecção à cinematografia nacional nas categorias de longa e curta metragem, documentário e animação. Para o efeito, podem concorrer cineclubes e entidades sem fins lucrativos, que tenham como propósito a promoção e exibição de cinema.
Ao todo são 20 as admissões à acção em causa e a listagem dos filmes pode ser consultada no site do ICAM, abaixo referido.
Segundo o regulamento do ICAM, a programação a propor pelos aderentes não pode exceder os sete dias, no entanto pode haver datas de exibição intercaladas ao longo dos mesmos, devendo incluir-se a exibição de todos os formatos e géneros.
Quanto ao material promocional do projecto, esse será fornecido pelo ICAM e a data limite para a apresentação das candidaturas é até às 17h30 do dia 19 de Janeiro de 2005.
Mais Informações: www.icam.pt
online desde 06/01/2005
ICAM VAI CRIAR REDE DE SALAS DE CINEMA DIGITAL: CANDIDATURAS ATÉ FINAL DO PRIMEIRO SEMESTRE
O Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM) vai criar uma rede de salas de cinema digital em parceria com a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN). O protocolo foi assinado dia 4 de Janeiro entre as duas entidades e o objectivo do projecto é "chegar ao maior número de pessoas possível, fora dos grandes centros urbanos", afirma Elísio Cabral de Oliveira, presidente do ICAM, em declarações à CulDigest. O presidente do ICAM adianta ainda que, até ao final do primeiro semestre do ano, vão ser abertas candidaturas para o efeito e que as áreas privilegiadas serão as com maior défice cultural nas vertentes de cinema, audiovisual e multimédia.
Ao todo vão ser criadas 20 salas e o presidente do ICAM sublinha que as zonas mais carentes são "por exemplo o Alentejo e o interior do país".Segundo o protocolo assinado, a "Rede de Cinema Digital" tem em vista a redução de custos da distribuição do cinema e respectiva articulação entre a distribuição e exibição, proporcionando assim a expansão do cinema.De acordo com o ICAM este projecto pretende também alargar-se aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e, neste campo, o Elísio Cabral de Oliveira ressalva que há já um acordo com a Guiné Bissau para a implementação de uma sala deste tipo mas que "para já a distribuição não será por Internet".
Para a instauração da rede de salas de cinema digital compete à FCCN o fornecimento de hardware e ao ICAM a gestão do projecto e a concessão de conteúdos, relativos às produções nacionais que este organismo tem apoiado com base na tecnologia digital. Esta rede alternativa de cinema digital está orçada em cerca de meio milhão de euros e pretende, a médio e longo prazos, estender-se à criação de mais salas.
Mais Informações:
www.icam.pt
Bruno Costa
pensarsardoal@hotmail.com
# Colocado por PensarSardoal @ 21:49
0 Comentários!

0 Comments:
|
|