|
NO REINO DO ANONIMATO
Embora bastante participados, os fóruns de leitores nas edições online dos jornais não são um género recente. Que utilidade têm? A avaliar pela atenção que lhes dão os jornalistas, nenhuma. Num estudo pioneiro agora publicado, José Pedro Castanheira transcreve as razões com que colegas seus do Expresso justificam não lerem os comentários aos artigos que escrevem.
Uma das razões, evidentemente, é a falta de tempo. Outra é o tom insultuoso de muitos comentários. A terceira razão, irmã da anterior, tem a ver com o facto de grande parte dos comentários ser anónima.
J.P. Castanheira não chama jornalismo aos comentários dos leitores. No entanto, acha que a obrigação de assinar também se justifica neles. Assumir a autoria dá credibilidade e fidelidade à informação diz, as regras clássicas também se aplicam aqui.
"O grande objectivo de boa parte dos comentários era insultar. Há mesmo comentários que seriam passíveis de procedimento criminal. "
A sua posição pessoal é clara: o anonimato justifica-se quando é o único modo de obter uma informação importante; fora disso, não tem lugar. E quanto ao rumor de que alguns comentários teriam origem em jornalistas, desvaloriza-o logo. Se houvesse jornalistas, seria especialmente lamentável.
NO REINO DO ANONIMATO - estudo sobre o jornalismo online
Por José Pedro Castanheira
Minerva Coimbra
In ACTUAL
pensarsardoal@hotmail.com
# Colocado por PensarSardoal @ 21:59
0 Comentários!

0 Comments:
|
|