|
COMO NASCEU A CAPELA DA PRESA
A capela da Presa foi fundada a 18 de Setembro de 1890, por dois homens que estavam a trabalhar num convento de freiras. Esses homens chamavam-se João Leitão, que era solteiro e morava no Casal São Pedro da Maia, e o outro chamava-se Francisco Alexandre, que era casado e morava na Presa.
Um dia, pensaram os dois em fazer uma capela com o nome de “Capela de Nossa Senhora das Necessidades”. A capela embora restaurada por outros bem feitores, está muito bonita.
Todos os anos, nesta aldeia, celebra-se uma festa de igreja, e saem na procissão três santos: Nossa Senhora das Necessidades, seu marido São José e o seu filho, o Salvador do Mundo, por isso há uma quadra que diz:
FUI ÁS FESTAS DA PRESA
PARA VER O MEU AMOR,
VIM DE LÁ ADMIRADA
COM TRÊS SANTOS NO ANDOR.
Mas, aconteceu uma tragédia quando rebentou a República: o convento fechou, as freiras fugiram e os dois senhores não quiseram dizer para onde as freiras tinham fugido. Levaram muitas pancadas, voltaram para a terra e ainda conseguiram trazer três imagens: de S.Francisco, de S.António e do Coração de Jesus, que ainda hoje estão no altar.
Quando rebentou a República, quiseram fechar as igrejas na aldeia da Presa, as senhoras da Presa estava à porta da capela com sacos e pedras, se eles viessem para os não deixar entrar na capela.
(Maria da Conceição, 80 anos)
# Colocado por PensarSardoal @ 21:23

|
|