|
AUTARQUIAS DESAPROVEITAM INTERNET (II) .
O problema nota-se principalmente nos websites municipais. Nos 259 existentes abunda a informação sobre os planos locais (84%), os autarcas (70% têm organogramas), as suas reuniões e eventos (68%). Em quantidades menores surge a informação sobre serviços, direitos e deveres dos cidadãos (54%), actas e resoluções de reuniões camarárias (51%) e respostas às perguntas mais frequentes dos munícipes (12%). .
Mesmo naquilo em que são mais fortes a projecção dos executivos autarcas os sites pecam muitas vezes pela desactualização. Para citar um exemplo, o site da Câmara Municipal de Faro (http://www.cm-faro.pt/) não contém uma única informação sobre o evento Capital Nacional da Cultura em 2005, sendo as únicas menções os discursos do seu presidente nas ocasiões solenes da atribuição. As utilidades básicas de um website são pouco aproveitadas. .
O dowload para impressão de formulários é disponibilizado por apenas 34% dos sites municipais e o preenchimento e submissão ?online? desses formulários só está presente em 8%. Este desaproveitamento é levado ao extremo nos fóruns de discussão entre o executivo e os cidadãos (apenas 6% facultam o debate) e na encomenda de material de consulta como mapas, plano locais e brochuras (7%). O facto de 74 % disporem de pessoal afecto em exclusivo às TIC indicia que o desaproveitamento é de origem política e não técnica. .
Refira-se por último que 5% (15 Câmaras) podem ser consideradas exemplares ao fornecerem online o visionamento de dados pessoais em bases de dados administrativas (listas de espera, impostos, e os muito úteis registos de edíficios). Entre elas destaca-se a Câmara de Santa Maria da Feira (http://www.cm-feira.pt/) e o seu serviço municipal de informação geográfica.
# Colocado por PensarSardoal @ 22:04
0 Comentários!

0 Comments:
|
|