|
 AUTARQUIAS DESAPROVEITAM INTERNET (I)
A maioria dos websites municipais projecta a imagem dos autarcas mas não dialoga com os munícipes.
Dos 308 municípios de Portugal continental, 84% dispunham em 2003 de presença na web, segundo os dados de um inquérito à utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) encomendado pelo Governo e tornado público na semana passada. Realizado no âmbito da Unidade de Missão e Conhecimento (UMIC, http://www.umic.gov.pt/) pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia pela Universidade do Minho, o inquérito fornece, por um lado, resultados relativamente animadores no que toca à penetração da Internet nas Câmaras Municipais, mas por outro põe a nu as carências na correcta utilização do meio electrónico na relação entre eleitos e eleitores.
Praticamente todas as autarquias já dispõem de ligação à Internet. Apenas nove ainda não estavam ligadas à data do inquérito (Julho a Setembro do ano passado). Um terço utiliza a banda larga, velocidade igual ou superior aos 512 Kbps ou menos (RDIS ou modem). Apesar de estarem abaixo dos índices desejáveis, os números reflectem o esforço nacional pela banda larga promovida esta década.
Vencida a batalha da conectividade, e tendo em conta que 35% da câmaras municipais responderam que a inexistência ou escassez de pessoal afecto às TIC tem condicionado negativamente o desenvolvimento das suas actividades, conclui-se que a falta de formação sobre o meio electrónico é nesta altura mais determinante para as fracas prestações das autarquias quer no relacionamento com o meio em si, quer sobretudo na interactividade com os internautas.
Paulo Querido
Única_Expresso
# Colocado por PensarSardoal @ 21:36
0 Comentários!

0 Comments:
|
|