|
RECADOS...
Os futuros dirigentes dessas comunidades urbanas estão preparados para o novo modelo de gestão, ou não temos autarcas à altura?
Alguns vão ter de se adaptar rapidamente. Há novos autarcas eleitos que me parece terem um novo espírito. Mas devo confessar que considero que os partidos políticos têm de se compenetrar de que o caciquismo municipal deverá estar condenado. Se ele continua a ser a mola real, então estamos pedidos, e esta reforma falhará por falta de actores. (...) E os cidadãos ainda estão presos a um certo basismo municipalista, vão perceber que o município será mais forte quanto mais forte for a sua comunidade urbana, quanto mais forte e capaz for a sua região.
Que mensagem gostaria de deixar a todos que, de uma forma directa ou indirecta, estão ligados à gestão das nossas cidades ou aos futuros autarcas?
O importante é que as pessoas se preparem técnica e politicamente e consigam mobilizar à sua volta todos os que possam dar um contributo. E hoje a administração autárquica é uma administração de múltiplos saberes. Não é uma administração de um só gestor, muito menos de um curioso. Os vários saberes que vão desde a antropologia à sociologia, à gestão, à economia, ao ordenamento , ao urbanismo, à estética. Tudo isto é necessário. E um líder autárquico ou regional tem de ser a pessoa que consegue mobilizar à sua volta estes saberes e dar-lhes uma dimensão real.
Defende políticos ou técnicos à frente das autarquias?
Políticos, sempre. Naturalmente apoiados por técnicos dos tais saberes.
Entrevista de Jorge Sampaio para a Única do Expresso.
# Colocado por PensarSardoal @ 21:49
0 Comentários!

0 Comments:
|
|