|
CENTRO DE FÉRIAS DO CODES
...Vai ser uma realidade!
O edifício da antiga escola da aldeia do Codes, encerrado há mais de quinze anos e situado na freguesia de Santiago de Montalegre (Sardoal), vai ser recuperado e aproveitado para instalação de um Centro de Férias, destinado em especial aos jovens, sobretudo os que procuram o contacto e a preservação da Natureza, através da prática do chamado turismo ecológico.
O projecto já foi efectuado pelos Serviços Técnicos da Câmara Municipal, orçando a respectiva obra em mais de 202 mil euros, onde se inclui a valorização entre Brescovo e Codes.
Para este fim, foi assinado recentemente, em Sardoal (durante a visita do Ministro da Presidência, Morais Sarmento), um acordo de colaboração, entre o Município e o Instituto de Financiamento e Apoio ao Turismo (IFAT). O documento, assinado pelo Presidente da Câmara, Fernando Moleirinho e pela representante do IFAT, Maria José Catarino, estipula uma comparticipação financeira de 50% do valor referido.
A então designada escola do Ensino Primário Mista de Codes, data de 1937 e possui uma área aproximada de 850 metros, com 100 metros quadrados de superfície coberta. Vão ser construídos espaços para quartos, cozinha, copa e balneários, que contam com instalações sanitárias dotadas de duche. Também a zona envolvente vai ser arranjada.
A freguesia de Santiago Montalegre, foi quem mais sofreu com o fenómeno da desertificação humana, havendo mesmo duas aldeias (Codes e Malhadal) onde praticamente não reside ninguém. Composta por 18 pequenos lugares, a freguesia regista actualmente uma população residente de 314 pessoas (censos 2001), embora em períodos de férias e fins-de-semana, este número possa ser, por vezes triplicado. Tem uma área de 17 quilómetros quadrados.
Os objectivos essenciais deste Centro de Férias para Jovens, prendem-se com o aproveitamento e rentabilização dos recursos existentes (património construído, uma ribeira e potencialidades ambientais e paisagísticas evidentes) e visam ?trazer vida? e movimento ao local, contribuindo para um certo ?repovoamento? embora de carácter móvel.
In Gazeta do Tejo
# Colocado por PensarSardoal @ 19:55
0 Comentários!

0 Comments:
|
|