|
Por uma Associação Juvenil no Sardoal!
No próximo Domingo, vai ser realizada uma Assembleia
Geral, para aprovação dos estatutos da mesma. Existe a necessidade de aprovação validada por 20 elementos, por isso lê muito bem este texto até ao fim para ficares por dentro e compareceres no Domingo após o almoço da Festa do Bodo (16h no GETAS a confirmar, após tradicional bica no VITAL).
Para alguns será uma surpresa, no entanto esta Associação tem sido projectada já algum tempo, sendo que o primeiro passo foi dado na altura da Semana Santa, onde a primeira exposição foi realizada através de uma exposição de propósitos, objectivos e dos estatutos a cabo do João Serrão.
Em conversa entre as pessoas contactadas e interessadas, verificou-se uma aceitação geral dos propósitos e da ideia global, pelo que as conversas foram rapidamente transpostas para os estatutos, denunciando assim os objectivos da Associação de Jovens de Sardoal:
Artigo 4º (Atribuições) Com vista à realização dos seus objectivos a Associação tem, entre outras, as seguintes atribuições:
a) Proporcionar aos associados o acesso a documentação e bibliografia sobre juventude;
b) Organizar grupos de trabalho para a investigação, estudo e análise de questões juvenis ou questões que possam potencialmente ter relação com os jovens.
c) Editar revistas, jornais ou outros documentos de interesse relevante;
d) Organizar encontros, colóquios, conferências e seminários;
e) Promover a formação dos jovens, tendo em vista a sua integração social;
f) Promover o intercâmbio e cooperação com associações e organismos nacionais e estrangeiros que prossigam os mesmos objectivos.
Aos quais eu acrescentaria uma alínea g)outros projectos discutidos em Assembleia Geral e aprovados pelos Órgãos da Associação.
Igualmente importante é deixar claro que a Associação seria sem fins lucrativos, pelo que as receitas seriam angariadas pelas mais variadas formas, como pelo financiamento e donativos atribuídos pelo Estado ou outras organizações exteriores, receitas próprias, resultantes da sua actividade e quotização dos sócios a fixar em Assembleia Geral.
Arrancou logo em seguida o grupo no Yahoo, para o qual foram adicionados elementos que teriam a tarefa de condimentar o projecto com mais-valia a fim de o mesmo ter impacto e relevância para o meio de inserção. Referente a este posso adiantar que os interessados deverão indicar o seu desejo para o e-mail do responsável pela criação deste grupo (serrao@netcabo.pt), sendo que posteriormente deverão fazer o registo com os dados pessoais para ficarem como membros participantes, onde ficam habilitados a receber e-mail de todos os membros com propostas e ideias sobre esta Associação.
Deste grupo, surgiram já algumas trocas de argumentos, com destaque para algumas:
(...)Gostava também que se começasse a trocar ideias aqui. Tudo o que se
lembrem que faz falta no Sardoal, desde actividades lúdicas, a
debates, a workshops, a voluntariado, entre outros, para podermos assim reunir as ideias todas para montarmos um estratégia de prioridades.(...)João Serrão
(...)Seria interessante que a associação promovesse visitas guiadas ao património histórico e cultural da Vila e do Concelho, visto que há
muitas coisas interessantes que a nossa geração (e não só) desconhece
em absoluto.(...)Luís Gonçalves
Estão neste momento em discussão já alguns elementos de suporte organizacional, como a construção de uma página para a Associação, a revista a publicar e o fluxograma que aqui apresento.
Agora é preciso haver afluência em massa no Domingo, onde a ordem de trabalho será a seguinte:
1 - Aprovação do nome da Associação;
2- Aprovação dos Estatutos;
3- Eleição para os Órgãos Sociais;
Em relação ao primeiro ponto, gostaria que sugerissem nomes para a Associação, pois além de um nome principal é necessário entregar no registo, alguns nomes "suplentes" para o caso de o primeiro já existir.
Para o segundo ponto, convém ler os estatutos(EstatutosAssJuvenilSardoal.doc)
Em relação ao terceiro ponto, são necessárias 3 pessoas para a Mesa da Assembleia, 3 pessoas para o Concelho Fiscal e 5/7 para a direcção. Gostava de saber a vossa disponibilidade para poderem assumir um destes cargos, sendo claro que o que realmente importa é ajudar seja-se membro da direcção, da mesa, sócio ou mesmo um cidadão comum.
Sabemos que é um pouco em cima, mas penso que se todos falarmos com 2/3pessoas, facilmente ultrapassamos o número mínimo necessário, as 20 pessoas.
NOTA: "Em todo o momento, deverá haver mais de 75% de associados com idade entre os 12 e os 30 anos, e terem nos seus orgãos estatuários pelo menos 50% dos membros com idades até 30 anos." Por isso, esperamos que a estrutura etária da reunião de Domingo seja alargada.
# Colocado por PensarSardoal @ 20:34
0 Comentários!

0 Comments:
|
|