|
O FUTURO ESTÁ NOS TINTOS
Quanto questionamos o futuro da nossa Vila, o turismo vem sempre à baila como o salvador, o desejado, o famigerado... Talvez nos tenha escapado uma potencialidade ainda mais importante, o vinho.
Bem sei que a ideia não é original, já existe o da Quinta do Côro, mas é o único de produção legal no nosso concelho. A minha sugestão é apoiada pelas análises de Michael Porter, esse guru da gestão mundial, que indica que no longínquo ano de 2010 as exportações deste cluster atingirá os mil milhões de euros, referindo ainda que nos vinhos de mesa a aposta terá de ser nos tintos.
De facto, agora só resta esperar que os produtores da nossa região se reunam em torno de uma cooperativa de associados onde se produza um vinho comercial, pois avanço que das geração mais novas existe alguma receptividade à ideia, é preciso é promover o hábito que decerto será mais saudável do que a mísera cerveja que se bebe em Portugal .
Já agora faço um repto aos bares do Sardoal, para que deixem os preconceitos de que o vinho só se vende nas tabernas, pois digo-vos que os bons bares têm vinho tinto para os clientes que vindo de um jantar não desejam mudar a cor e paladar, ou até por gosto pessoal...eu preferia beber um bom tinto do que uma imperial ou uma cerveja de garrafa das que se vendem nos bares do Sardoal (até porque pode sempre calhar um vintage!).
Bruno Costa
# Colocado por PensarSardoal @ 19:36

|
|