|
DANÇAS DE RODA
As Danças de Roda não são um jogo mas sim muitos jogos. São jogados em forma circular (roda), com músicas e letras populares. Todas as letras das canções implicam o fazer gestos de acordo com estas. As danças de rodas apareceram como um passatempo devido à popularidade das canções.
Antigamente, qualquer pessoa cantava no seu dia-a-dia (hoje não tanto), sendo este o início para o culminar em êxtase com uma dança. A maior parte destas danças continuam a ser divulgadas nas escolas e fora delas, entre os jovens, não se praticando tanto como antigamente. As dança de roda realizam-se nas escolas, durante os intervalos escolares, na saída destas, à tarde e à noite, quando os jovens se juntam nos adros das igrejas, nas praças, etc.
Localizar estes jogos no tempo não é possível, por assim dizer, porque sãorealizados em qualquer altura do ano, do mês, do dia e por qualquer idade. Descriminar as danças de roda será difícil, por isso mesmo mencionaremos os nomes das mais comuns. Essas danças são: A Triste Viuvinha, As Pombinhas da Catrina, A Caminho de Viseu, a Machadinha, Fui ao Jardim da Celeste e o jogo do lenço, também chamado o jogo da carrapeta, no Sardoal. Deste último jogo falaremos noutro artigo, visto ser a variante do jogo do lenço que vai implicar um dito diferente.
# Colocado por PensarSardoal @ 21:38
0 Comentários!

0 Comments:
|
|