|
ASSOCIAÇÃO RECREATIVA DA PRESA
BREVE HISTORIAL
1. A Associação Recreativa da Presa (ARP) é uma colectividade sediada no lugar de Presa, Freguesia de Alcaravela, concelho de Sardoal.
2. Teve a sua origem na centenária Comissão de Festas, que era responsável pela organização anual das "Festas da Presa em honra de N. Sª das Necessidades e da Luz", no lugar de Presa, freguesia de Alcaravela, concelho de Sardoal.
3. Formalmente, a ARP foi criada em 12 de Maio de 1976 e desde então até Junho de 2002, a sua actividade reduzia-se à organização das referidas festas anuais e com o seu lucro, construir infra-estruturas elementares para a realização das festas (bar exterior) e um pavilhão para a realização de festas, casamentos, baptizados e actividades afins.
4. Com a tomada de posse dos actuais Órgãos Sociais da ARP em Junho de 2002, teve início uma "reforma" na vida da Associação, tendo sido traçado como objectivos fundamentais os seguintes:
a. Dinamização da Associação através de actividades ao longo de todo o ano, sobretudo na vertente desportiva, recreativa e cultural, por forma a criar condições para uma melhor e maior qualidade de vida dos residentes nesta terra, em particular dos jovens.
b. Conclusão das obras mínimas e indispensáveis para viabilizar estas actividades.
c. Total regularização administrativa da Associação, praticamente inexistente até Jul02.
5. Todas as actividades são planeadas para servir os associados e a população em geral, tentando que aquelas que têm a finalidade de angariar receitas, sejam somente as necessárias e indispensáveis ao funcionamento da Associação.
6. Numa tentativa de melhor caracterizar a acção desta "nova" ARP, salienta-se o que de mais importante foi feito:
a. Jul/Dez 2002 - "Festa da Presa 2002" em Setembro, "Grande Tarde de S. Martinho" em Novembro e "Passagem de Ano".
b. 2003 - "Grande Tarde Recreativa" em Abril, "Fim-de-Semana de Campo" para jovens em Maio, "Visita Cultural" em Julho, participação na "Feira Mostra de Alcaravela" em Agosto (tasquinha e exposição da actividade da Associação), "Festa da Presa 2003" em Setembro, participação nas Festas do Concelho de Sardoal em Setembro com a organização de um "Festival Hípico", "Grande Tarde de S. Martinho" em Novembro, "Passeio de Bicicleta" em Dezembro e a "Passagem de Ano", a par de inúmeras iniciativas de apoio a entidades e particulares envolvendo a utilização das infra-estruturas da Associação.
c. 2004 "Actividades já realizadas (Jan/Abr):
Participação na "Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão" (Tasquinha) em Sardoal em Fevereiro, "2ª Visita Cultural" em Março, "Convívio de Veteranos e 3ª idade" em Abril;
Actividades previstas até final de 2004:
"Inauguração" do Pavilhão para desporto em Maio, "2º Fim-de-semana de campo para jovens" e "1º Fim-de-semana de campo para adultos" em Maio, "Descida do Zêzere" em Junho, "2º Passeio de bicicleta" em Julho, participação na "Feira Mostra de Alcaravela" (tasquinha e exposição da actividade da Associação) em Agosto, "Festa da Presa 2004? em Setembro, participação nas Festas do Concelho de Sardoal com a organização de um "Festival Hípico" em Setembro, "Grande Tarde de S. Martinho" em Novembro, "Torneios desportivos" em Dezembro e a "Passagem de Ano".
d. Relativamente a infra-estruturas, foi dada continuidade às obras, desta feita com o objectivo de transformar o pavilhão num espaço multiusos, principalmente para permitir a prática de diversas modalidades desportivas (é o único espaço coberto na freguesia de Alcaravela onde podem ser praticadas várias modalidades desportivas, como sejam futsal, badminton, voleibol, andebol, mini-basquete, etc) e o bar exterior em Sala de Convívio de sócios ("O Cantinho do Sócio"), com funcionamento aos fins-de-semana.
e. Salienta-se ainda a acção dos novos Órgãos Sociais na total regularização de toda a parte administrativa da Associação, em particular pela actualização dos estatutos, criação de um regulamento interno, legalização das infra-estruturas, criação de um logotipo para a Associação, criação de sócios (a Associação conta actualmente com 175 sócios efectivos e 2 sócios honorários), etc.
7. É neste contexto e na certeza de que a Associação já faz parte e é indispensável para a melhoria da qualidade de vida das pessoas da Presa e de Alcaravela, que os actuais Órgãos Sociais da ARP continuam determinados a continuar o seu trabalho na prossecução dos objectivos estabelecidos.
Jorge M. Gaspar
# Colocado por PensarSardoal @ 18:35
0 Comentários!

0 Comments:
|
|