|
ARTES PLÁSTICAS NA SEMANA SANTA
SANTOS LOPES E NUNO SIMPLES NA CASA GRANDE, EM SARDOAL
Um criador consagrado e outro que dá os primeiros passos, conferem um toque de contraste artístico ao programa complementar das Festividades da Semana Santa, em Sardoal, durante o período entre 8 e 11 de Abril, apresentando na Casa Grande os seus trabalhos de artes plásticas, numa organização da Câmara Municipal.
Assim, o núcleo central daquele edifício histórico vai acolher as esculturas de Santos Lopes e os espaços da futura biblioteca as fotografias de Nuno Simples.
“ESCULTURAS DE SANTOS LOPES” é como se designa a mostra deste prestigiado artista, cujo vasto currículo fala por si. Cerca de dezena e meia de peças vão assim, estar ao dispor do público, em local nobre e central da Vila.
Quanto a Nuno Simples, esta será a sua primeira exposição individual, que se chamará “Momentos de Fé”, em que reúne um conjunto de instantâneos fotográficos sobre a simbologia cristã no Concelho de Sardoal.
SANTOS LOPES
Santos Lopes nasceu em Abrantes, em 1948. É escultor, ceramista, fotógrafo e professor. É um cidadão do mundo, viajante dos quatro continentes, sendo uma figura de referência no Brasil, onde fixou residência desde 1975 (São Paulo). Nesse país integrou importantes movimentos de arte e poesia. Em 1978 recebeu o Prémio Ademar Costa e leva a efeito a sua primeira exposição individual. Em 1981 fez parte da equipa que representou o Brasil na Exposição Internacional de Arte, no mítico Coliseum de Nova Iorque. Aliás, nesta cidade americana, antes de 75, já Santos Lopes frequentara a Student League, uma importante escola de arte, sendo assistente do professor Nataniel Katz. Realizou diversas mostras, individuais e colectivas, um pouco por todo o mundo. O ex-presidente francês François Mitterrand, foi uma das personalidades universais que adquiriu peças da sua autoria. Santos Lopes está, neste momento, envolvido num projecto de valorização artística de alguma zonas do Concelho de Abrantes.
NUNO SIMPLES
Nuno Simples é um lagarto de gema. Nasceu em Sardoal, em 1973. Trabalha nos Serviços Técnicos do Município de Sardoal. Quando faz o exame de 4ª classe recebeu de presente uma pequena máquina fotográfica, o que lhe valeu o desenvolvimento de uma paixão pela captação dos instantâneos da vida. Em 1990, foi exercer a profissão de caixeiro. Quando recebeu o seu primeiro ordenado adquiriu uma máquina compacta 35mm. Frequentou, entretanto alguma acções de formação em fotografia, destacando-se aquelas em que teve Vera Moitinho e Kristen Michi, como professores. É membro de sítios fotográficos na Internet e, em 2003, participa, a nível colectivo, na Exposição “Momentos de Fé”, durante a Semana Santa em Sardoal. Esta é, como atrás se refere, a sua primeira mostra individual.
# Colocado por PensarSardoal @ 18:38
0 Comentários!

0 Comments:
|
|