|
SACRISTIA EM RECUPERAÇÃO
A Santa Casa da Misericórdia de Sardoal, a Câmara Municipal e o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), já assinaram o Protocolo de Colaboração, que dá luz verde para o início das obras de recuperação da Sacristia da Igreja de Santa Maria da Caridade (Igreja do Convento), obras essas que foram adjudicadas à empresa “SIGNINUM” especialistas no restauro de arte e que, em 2001, assegurou a recuperação de azulejos, alusivo a Gil Vicente, situado na Praça da República.
Protocolo já foi assinado e obra adjudicada.
O empreendimento, financiado pelo IPPAR, ascende a cerca de 50 mil Euros.
De tão antiga que é (foi construída no século XVII, no ano de 1720), a Sacristia da Igreja do Convento, propriedade da Santa Casa da Misericórdia, tem sentido os efeitos dessa passagem do tempo. O tecto foi cedendo e os caixotões que o compõem foram ficando desnivelados, deslocando também as valiosas pinturas que aí se podem apreciar. Por outro lado, a volumetria da talha apresenta diversas lacunas, os insectos foram deteriorando os motivos figurativos, as cores foram-se esbatendo e a folha metálica foi-se perdendo.
Esta acção foi possível concretizar, em resultado da visita ao Sardoal do Governador Civil de Santarém, Mário Albuquerque em 20 de Março de 2003, que se fez acompanhar por dirigentes do IPPAR para que, no local, pudessem ver de perto a degradação daquela parte do templo.
# Colocado por PensarSardoal @ 18:36
0 Comentários!

0 Comments:
|
|