|
QUE DESPORTO?
Ao analisar o tema “Desporto” teremos que, forçosamente, procurar compreender a sua importância, necessidade e valor na formação dos jovens.
Durante muito tempo, em Sardoal, nada se fez para dar ao jovem a possibilidade de se valorizar, ocupando os seus tempos livres duma forma sadia, cultivando nele, não só a força física, mas também valores morais que lhe desenvolvessem os sentimentos da amizade e solidariedade.
Assim, durante muitos anos os jovens ocuparam as suas horas de lazer nos cafés, bebendo e fumando. Os pais comodamente istalados pensam que o alcool, a droga e a prostituição são males que tocam apenas ao vizinho e nada fazem. O futebol, o teatro, a música e a dança eram actividades que existiam apenas no coração de alguns e constituiam recordações dos mais velhos.
Criticava-se o jovem mas nada se lhe dava.
Durante muitos anos assistiu-se ao envelhecimento da sociedade que se foi fechando sob si própria.
Até que, um grupo de jovens, apoiados pela Autarquia, se lança na tarefa difícil de fazer ressurgir o Grupo Desportivo. No inicio poucos acreditavam no êxito da sua missão, mas o jovem, quando empenhado em algo que acredita, consegue milagres. Eles não viam só a vila, acreditavam que era possível mexer com todo o Concelho, porque a família sardoalense é isso mesmo, o concelho de Sardoal.
Os jovens passam então a ter algo com que se preocupar. No inicio é só futebol, mas o sonho é bem mais vasto. Os que não acreditavam, rendem-se perante os primeiros êxitos. A semente lançada por eles começa a dar os primeiros frutos.
O G.D.R. “Os Lagartos” movimenta hoje em futebol, ginástica, andebol e atletismo, cerca de cento e cenquenta jovens e crianças. É lindo e gratificante observar que o nosso jovem não é mais aquele “velho” que se arrastava pelos cafés consumindo-se em alcool ou no fumo. Hoje ele libertou-se, tornando-se, talvez, um exemplo dentro do panorama desportivo nacional. Pratica o desporto pelo desporto, pelo prazer que lhe dá a competição. A única remuneração que recebe é a alegria da vitória e a certeza de que está a ajudar as crianças, os jovens do seu concelho; de quem , agora, é o idolo. Entretanto, e porque a força da juventude é incomensurável, foram surgindo outras associações, Getas, Rádio, que vieram ocupar o vazio ainda existente, dando-lhes a possibilidade de se cultivarem ao mesmo tempo que fazem algo de que gostam.
Só quem não assistiu à alegria daqueles jovens, quando a 1 de Maio de 1986, venceram em Santarém uma equipe quase profissionalizada e conquistam a Taça do Ribatejo, poderá duvidar da força do desporto na construção da unidade de todo um povo e na valorização física e cultural do jovem.
Por isso é necessário cada vez mais, que o adulto perceba que a sua experiência, o seu saber da vida poderão ser fundamentais na construção do seu amanhã.
Aos pais, mais do que dar-lhes o ser, competirá ajudá-los a construir o futuro.
Que desporto?
Esta é a pergunta que cada um de nós deverá formular a si próprio. Da resposta que lhe der dependerá muito o futuro do nosso jovem, do seu filho!
Fernando Moleirinho, Presidente da Direcção do G.D.R. “Os Lagartos”, in Boletim Cultural nº9-Maio/Junho de 1987
# Colocado por PensarSardoal @ 18:26
0 Comentários!

0 Comments:
|
|