|
JOGOS TRADICIONAIS
CAVALHADAS
Para a realização deste jogo são necessários seis intervenientes com cavalo seu ou emprestado. Para iniciar este jogo é preciso ter em seu poder uma vara para cada interveniente, de 60 a 70 cm de comprimento, uma argola de ferro de diâmetro 7 a 8 cm, e uma corda que é para pendurar a argola.
Sendo a tradição desta terra, é posta uma passadeira de barro desde o pelourinho com o comprimento de 60 a 70 m. O primeiro interveniente começa a sua marcha no pelourinho levando na mão a vara, indo por cima da passadeira de barro durante o seu trajecto, tentando enfiar a vara na argola de ferro pendurado a meio do trajecto, estando a argola a uma altura um pouco superior à sua cabeça .
Se conseguir na primeira tentativa, terá como prémio um frango que será entregue ao dono do cavalo. Se falhar a primeira tentativa, na segunda terá um prémio constituído por um ramo de flores que será entregue à namorada ou à pessoa de que ele mais goste.
Este jogo é feito em frente à Capela do Espírito Santo, realizando-se na sétima semana depois da Páscoa, segunda feira. Pode ser classificado como um jogo de competição e perícia.
Projecto de OTL em 1979/80
# Colocado por PensarSardoal @ 12:59
0 Comentários!

0 Comments:
|
|