|
BENCHMARKING
PRODUTIVIDADE E ENTROPIA
No Financial Times surgiu um artigo interessante e que serve como uma luva para entender o comportamento perante as políticas de emprego no nosso Concelho.
Lucy Kellaway publicou o artigo denominado de “SLOGAN PARA A PRODUTIVIDADE”. Em termos genéricos o seu artigo reflecte sobre as conclusões de uma empresa de consultoria à cerca dos comportamentos internos à organização que geram influências no factor produtividade.
A conclusão é de que os “comportamentos que geram menor entropia (medida de desordem) são os processos quase estáticos (lentos)”. Pasme-se o leitor, em linguagem corrente, a burocracia, a inactividade quase total e o conformismo no contexto laboral servem como factores de manutenção do controle, ou seja, da autoridade hierárquica e das concentrações de poder dentro da organização/empresa.
Agora já compreendemos o porquê da primazia da cunha em detrimento do mérito, da incompetência sobre as qualificações, do conformismo sobre a irreverência e do alongar da estrutura pública do Concelho em vez da delegação e incentivo à iniciativa privada.
Este status quo interessa a quem??
Bruno Costa
# Colocado por PensarSardoal @ 21:21
0 Comentários!

0 Comments:
|
|