|
LIXO COM OS DIAS CONTADOS?
A propósito de um texto publicado no Sardoal Virtual, pelo compadre Brutal Deluxe, onde apontava o dedo ao civismo sardoalense pelo despejo do lixo em zonas contíguas com as estradas e em matas do Concelho, decidi apresentar uma das muitas soluções para uma mais eficiente recolha do Lixo no Sardoal.
Começo por enunciar que neste âmbito a autarquia tem que assumir um papel intervencionista, pois existe uma falha de mercado, ou seja, de forma simples o consumidor não está preparado em termos de formação para perceber a vida em ecossistema, onde segundo as leis da termodinâmica tudo se transforma e nada é eliminado(salvo seja opiniões em contrário). Felizmente as novas gerações já vão tendo uma educação que os desperta para as causas ambientais.
Recorrendo a um exemplo de qual tomei conhecimento há pouco tempo através de um Boletim com o nome sugestivo de “ELE GOSTA DE DEIXAR PRESENTES? Arranje outra desculpa!” sobre outra temática dos dias que correm, a das minas e armadilhas nos passeios. Neste boletim observamos uma evolução considerável no volume de recolhas selectivas, particularmente em Lisboa.
Pois bem, a isto não é alheio o novo sistema aplicado aos Bairros Históricos, onde não é possível (leia-se rentável) colocar ecopontos, e por isso opta-se por uma solução que agrada a todos (segundo os resultados). Nos Olivais e no Bairro Alto, exite um horário gráficamente atraente e trabalhado para fácil interpretação onde pontuam os dias da semana e a recolha efectuada nesse dia, por exemplo:
.Segunda-Feira=>Contentor Verde; Recolha de Lixo Indeferênciado;
.Terça-Feira=> Sacos Com Fita Amarela; Embalagens;
.Quarta-Feira=> Contentor Verde; Recolha de Lixo Indeferênciado;
.Quinta-Feira=>Sacos Com Fita Azul; Papel/Cartão;
.Sexta-Feira=> Contentor Verde; Recolha de Lixo Indeferênciado;
.Sábado e Domingo=>Aproveite e dê um pulinho até ao vidrão mais próximo.
É obvio que não podemos pedir a mesma frequência de serviço, até porque é desnecessário face ao lixo produzido, no entanto isto é apenas um exemplo de que é o sistema que se adapta às pessoas e não esperar eternamente que as pessoas se adaptem ao sistema, bradando aos céus por um civismo melhor (embora seja esta a primeira reacção, bastante natural até...).
NOTA: 1)as fitas para os sacos seriam distribuidas pela autarquia, no sentido de facilitar a identificação dos resíduos e do seu conteúdo;
2)os comerciantes, restaurantes, bares e cafés merecem um cuidado especial pelo volume de lixo produzido, pelo que seria de bom tom subsidiar ou dotar os mesmos de contentores para o efeito, de reduzidas dimensões, para serem também melhor recebidos por estes.
Bruno Costa
# Colocado por PensarSardoal @ 20:20
0 Comentários!

0 Comments:
|
|