|
MAIS UM ANO QUE PASSA...
Há medida que o ano se aproxima do fim é evidenciado pelo ser humano uma necessidade de fazer um balanço deste, filtrando-o pelas expectativas criadas. Uma análise de como o ano passou, que o objectivos foram atingidos, os que ficaram por atingir, o que correu bem, o que correu mal....um infindável numero de questões, que tentam ajudar-nos a perspectivar o futuro.
Nesta óptica, a JSD do Sardoal,como promotor do projecto “Pensar Sardoal”, não foge à regra. O Conjunto de pessoas que fazem parte deste projecto o do qual orgulhosamente faço parte, devem também fazer um balanço do ano que passou. Terão sido os nossos objectivos concluídos? Que conclusão retiramos das nossas actividades? Qual foi o feedback que tivemos?? Poderíamos ter feito melhor? O que faltou fazer??
È este exercício a que me proponho com este texto.
Abrimos as hostilidades à quase um ano. Quando começamos definimos que, mais do que ficarmos pela dimensão político-partidária e sermos “yes man” do PSD , e/ou entrar na infeliz mediocridade que caracteriza – infelizmente - muitos movimentos político-partidários, na sua dimensão local ,por todo o país ( JS , JSD , JP , JC etc.), queríamos por o Sardoal a “mexer”, dar animo ás suas gentes, incentivando estas a participar mais directamente na resolução dos problemas da terra, incentivando estas a dar a sua opinião, confrontar os decisores políticos desta terra com os seus problemas, ideias e sugestões.
Os instrumentos utilizados para atingir tal desiderato foram de variada ordem. Por um lado tentamos promover reuniões na nossa sede, mais vocacionadas para a Juventude, independente da filiação partidária ou ideologias, onde abrangíamos as mais variadas temáticas de um modo liberal, informal e sem tabus. Por outro lado organizamos actividades viradas para o exterior, para toda a comunidade, onde tentámos abordar problemáticas mais abrangentes, que pudessem beneficiar todos intervenientes independentemente da idade, e mais uma vez, da ideologia e/ou filiação partidária. Neste segundo campo, o que acabou por ter mais relevo, tentamos então através de debates, da emissão de panfletos alusivos a certos acontecimentos de relevo, da realização de uma feira do livro, onde trouxemos cultura ao Sardoal, do recentemente criado Blog, atingir o que nos propusemos.
Olhando para trás é legitimo afirmar que conseguimos atingir qualquer coisa de relevante , que o nosso esforço não foi em vão. Conseguimos através de todas as iniciativas despertar um pouco o Sardoal, colocar as pessoas a debater um pouco mais os problemas da nossa localidade nas mais variadas áreas, através dos debates que organizamos, do nosso Blog e das nossas reuniões. Conseguimos estimular as pessoas e mexerem-se e a actuarem na sociedade ,mesmo que não seja no nosso projecto, como é exemplo o surgir dum “grupo de jovens” . Conseguimos proporcionar aos sardoalenses, sem terem que se deslocar para fora de Sardoal, o acesso a Livros com a Feira do Livro. Conseguimos.........
Mas sabe a pouco. Muito ficou por fazer, muito há que melhorar. Todos nós devemos ter a noção disso. Temos que continuar a trabalhar, produzir mais e melhor, ter a capacidade de seduzir ainda mais pessoas a participar neste projecto e dar os parabéns e incentivar/apoiar aqueles que desenvolvem outros . Temos que continuar a lutar para levar e empurrar o nosso Sardoal no caminho certo, no caminho para o desenvolvimento. TODOS temos de , independentemente das ideologias, lutar pelo Sardoal. Nós LUTAMOS .
André Pereira Ambrósio
# Colocado por PensarSardoal @ 20:47
0 Comentários!

0 Comments:
|
|