|
AUTO RETRATO in Atrium do GETAS B.C.Nº5 1986
"A senhora X, casada com o senhor Y, solicitou através dos seu advogado ser informada da razão primeira que levava o seu ainda marido a pedir o divórcio.
Resposta deste: -Quero divorciar-me da minha mulher porque ela não tem garra."
A FALTA DE GARRA
As regras da oferta/procura e da livre concorrência sofreram sempre alterações ao longo dos tempos, mas presentemente sente-se na consciência de quem compra uma mercadoria um dado novo. O consumidor português é cada vez mais lúcido. Por outras palavras, que compra, sabe (ou pelo menos tentaa saber) melhor a quallidade dos produtos que adquire. Baseia-se no cada vez maior caudar de informação de que é alvo e porque viaja mais, sabe comparar os diferentes tipos de comerciante que o servem.
Para lá das crónicas assimetrias entre litoral e o interior português que não vêm aqui ao caso, pode-se dizer que os comerciantes da província, na generalidade ainda não acordaram da "longa noite" (passo a citação). Ficam assustados com a invasão de produtos do Mercado Comum e vão respondendo aos fornecedores que "disto não querem porque não se gasta" e "daquilo é melhor não porque nem lhe descobrem a utilidade".
ENTRETANTO...
No Concelho de Sardoal estes factos não são ficção e constatamos que a imensa mairio dos comerciantes esquecem a mais elementar das regras que deveriam reger o seu trabalho: um comerciante é sempre em última análise um dinamizador (educador?) na venda dos seus produtos.
Quando sabemos que na nossa região o poder de compra sofreu (por razões de todos conhecidas) uma enorme regressão, que é que se nos depara?
-A falta de iniciativa, o cair de braços, a fraca imaginação, o ir para o fundo cantando alegremente.
O divórcio dos Sardoalenses face aos seus comerciantes é um facto cada vez mais indesmentível.
A falta de garra e a desmesurada acomodaçãodestes, leva a que a estrutura de oferta/procura se venha alterando de forma curiosa.
Novos factores estão a afectar um Xadrez até aqui sereno mas infelizmente doente.
Do vosso Consumidor Médio Comum (Eusébio Paulino)
# Colocado por PensarSardoal @ 14:32
0 Comentários!

0 Comments:
|
|