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      PERFIL DO JOVEM PORTUGUÊS [estrutura etária em causa]

    Segundo as fontes investigadas, Marktest e INE, e segundo um estudo elaborado em conjunto "Os Jovens Portugueses (15-24 anos)" de 24 Julho 2002 teço aqui alguns dos seus resultados em termos gerais.

    Uma análise do perfil dos jovens revela-nos um grupo de indivíduos com ocupação maioritariamente de estudante e adeptos das novas tecnologias: 81.5% utiliza telemóvel e têm consumos importantes de Internet. Distinguem-se da média do Universo sobretudo em comportamentos ligados à informação: leitura de livros, aquisição de CD’s e aquisição de filmes de video, onde registam valores muito acima da média. Podemos defini-los ainda como indivíduos que maioritariamente usam jeans, frequentam discotecas, praticam desporto regularmente e fazem férias na praia.

    Nos seus hábitos de media registam-se menores consumos de televisão do que na média do Universo, mas no que diz respeito à rádio apresentam índices superiores à média, especialmente nos horários nocturnos. Apresentam, como seria de esperar, um consumo muito superior à média de revistas e jornais dirigidos ao público jovem.

    Observando o perfil do consumo destes jovens entre os 15 e os 24 anos relativamente às publicações de informação geral, verifica-se que habitualmente são leitores dos jornais diários Jornal de Notícias e do Correio da Manhã e distinguem-se da média nacional na leitura do Jornal de Notícias e do Público na mesma categoria. O Expresso ocupa também um lugar entre os destacados porém, receio que seja por estar à vista em cima da mesa da sala onde os pais o colocam, porque tenho sérias dúvidas que percam muito tempo nos cadernos principais (por experiência própria demoro quase 1 dia e meio a derrotá-lo, e bem sei que não por ai muita gente que o faça).
    Relativamente às revistas e jornais semanais, os jovens elegem a leitura do jornal Expresso e da revista Visão, mas distinguem-se da média nacional na leitura da revista Focus e do jornal Independente.

    Somos todos iguais?? O Markteen diz-nos que não!!

    Os Pré-Adolescentes
    Maioritariamente constituído por jovens com idade compreendida entre os 10 e os 12 anos, com hábitos de consumo em linha com a média. Ocupam os seus tempos livres principalmente a ver televisão, jogar e brincar. Costumam brincar com os amigos e/ou irmãos, andar de bicicleta, jogar futebol e jogar consola ou Game Boy. Possuem bicicleta e trotineta. São o grupo mais numeroso, representando 44.0% do universo (residentes no Continente com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos).

    Os Informados
    São maioritariamente do sexo feminino, com idade compreendida entre os 16 e os 18 anos.
    São jovens que costumam ocupar os seus tempos livres a ver tv, ler, ouvir música e por outro lado, costumam sair e estar com os amigos, passear, ir ao cinema, centros comerciais, museus, teatro, discotecas/bares, concertos musicais e praticam desporto. Têm comportamentos de consumo de media e de “produtos” ligados à informação bastante acima da média. Este grupo é constituído por 260 mil jovens, o que representa 24.7% do total.

    Os tecnológicos
    São na sua maioria jovens urbanos (residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto), do sexo masculino, com idades compreendida entre os 16 e os 18 anos e pertencentes às classes alta, média alta e média. Ocupam os seus tempos livres a jogar computador, jogar consola, jogar futebol, praticar desporto ou a tocar instrumentos musicais. Costumam sair e estar com os amigos, ir ao cinema, centros comerciais, discotecas, bares, concertos e assistir a jogos de futebol. No que se relaciona com as novas tecnologias, apresentam consumos bastante acima da média. Representam 31.3% do total

    Estrutura etária em causa.

    Tal como em outras países europeus, também a população portuguesa tem registado um envelhecimento dos seus efectivos. As estimativas do INE de 2000 apontam para um valor de 1486 mil indivíduos entre os 15 e os 24 anos, o que representa um decréscimo de 8% face ao Censo de 1991.
    Este valor representa ainda assim quase 15% da população total, o que lhe dá uma dimensão importante, sobretudo se considerarmos os hábitos que caracterizam estes indivíduos.
    O forte envelhecimento da população constitui um dos aspectos mais marcantes da evolução demográfica recente. Em 2001, a proporção de idosos - 65 ou mais anos - recenseados (16,4%) ultrapassou pela primeira vez a dos jovens - 0 aos 14 anos - (16,0%).

    De 1981 para 2001, o Índice de Envelhecimento aumentou de 45 para 103 idosos por 100 jovens ou seja, o número de idosos a residir em Portugal ultrapassa o de jovens. Para este rácio contribuiu, sobretudo, a população do sexo feminino, cujo índice foi de 122 idosas por cada 100 mulheres jovens, enquanto que o dos homens se situava nos 84 indivíduos, facto que reflecte a maior longevidade feminina. É nos concelhos do interior do País que existe um maior envelhecimento populacional, ou seja, o número de idosos é superior ao dos jovens.
    A evolução da população caracteriza-se pela manutenção de baixos níveis de crescimento nas zonas do interior do País, e, em alguns casos, pela perda acentuada de efectivos populacionais. Por outro lado, continua também a verificar-se um maior dinamismo em alguns concelhos, localizados quase exclusivamente no litoral do território. De salientar o crescimento populacional em alguns concelhos do interior que integram centros urbanos de média dimensão.

    Estes dados permitiram uma melhor percepção do individuo target jovem, dando aso a algumas considerações a remeter noutro Post.
    Bruno Costa
    # Colocado por PensarSardoal @ 16:31 0 Comentários!

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