|
QUE ACÇÃO SOCIAL PARA 2003/2004?
“Já que aumentam as propinas têm que aumentar as bolsas” exige o presidente da Associação Académica de Lisboa, Miguel Teixeira. Entendimento reforçado pelo CRUP(Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) que num documento tornado público adverte para a necessidade de “um adequado reforço do orçamento para a Acção Social, de forma a contemplar as realidades decorrentes da actual situação económica do país(...)”(Expresso 9/9/03). Aliás o CRUP recomenda até que a propina a fixar seja a mesma para todos os cursos e instituições.
Vejamos: Portugal é o pais que menos apoia financeiramente os estudantes, tradição que se inicia logo desde cedo, sendo que desde o ensino primário até ao secundário dedica apenas 2.1% do total da despesa pública em educação nesta rubrica, quando a média europeias é de 6.1%.
Aliás, o investimento anual por estudante atira Portugal para o vigésimo lugar num total de 28. No relatório relativo ao ano de 2000, a média da despesa por estudante é de 6361 dólares enquanto Portugal gasta 4552 dólares, valores que só são superiores à Grécia, Rep.Checa, Hungria, México e Turquia. Acrescento ainda que a diferença em relação à Europa é ainda maior no ensino universitário.
Portanto, em média o gasto por estudante universitário é 2.2 vezes superior (OCDE) ao aluno básico e secundário. Mas Portugal e Itália, por exemplo, gastam apenas 1.3 vezes mais nos alunos do ensino superior.
A posição de Portugal melhora quanto o investimento da educação é relacionado com o PIB, ficando próximo da média da OCDE.
Os dados relativos a 2000 mostram que Portugal afectou 5.7% do PIB ao sector da educação, sendo que a média da OCDE é de 5.9%. A distância aumenta mais uma vez quando se analisa o ensino superior, onde Portugal aplicou 1.1% do PIB contra os 1.7% média da OCDE.
Boas Novas:A Acção Social escolar é a grande aposta do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, que para este ano prevê um aumento de 13.2% em termos de verbas cativadas para este destino constando no Orçamento de Estado.
Bruno Costa
# Colocado por PensarSardoal @ 21:52
0 Comentários!

ABSOLUT PROPINA!! 3 BOTLES 852ML. IMPORTED
Com as propinas mais do que duplicadas, e funcionários afastados do poder de decisão na universidade (professores com poder nunca inferior a 60%) e com os conselhos directivos reduzidos a One Man Show, podemos de facto agradecer esta reforma para um inicio de SÉCULO em grande.
Ao aprovar as leis de financiamento e de autonomia do ensino superior no período de férias, o ex-ministro da educação (sem maiúsculas, é mesmo assim!), criando um valor mínimo de propinas e encarregando as universidades de fixarem o valor, silênciam-se institucionalmente os estudantes e afastam-se contestações e iras, lançando a guerra das faculdades
Daqui para a frente os concelhos directivos serão o alvo das manifestações estudantis, mais fácil e mais próximo.
Na mesma linha, os estudantes são acusados de esquecer questões ideológicas como a justeza da existência das propinas, o que me parece errado. Esta é de facto a atitude de uma comunicação social preocupada em formar uma opinião pública que arrume os estudantes como uns malandros que não querem trabalhar e se limitam a gastar o dinheiro dos contribuinte.
Parece encerrar-se um ciclo que inicou com o 25 de Abril, curiosamente, ciclo iniciado por uma geração que, enquanto estudante, conquistou para si os direitos de representação igualitária nos orgãos das universidades. Também curiosamente, é sob a égide ideológica de um ex-ministro de Salazar, Veiga Simão, autor da obra A REFORMA DO ENSINO SUPERIOR- UMA VISÃO PARA A PRÓXIMA DÉCADA, que se encerra este ciclo.
Agora, o que é que os estudantes que sempre disseram que os representantes estudantis não eram todos iguais vão fazer, aqueles que também diziam que valia a pena votar neles.
A conclusão só pode ser uma, mesmo que haja representantes diferentes, já não há é maneira de isso fazer a diferença!
# Colocado por PensarSardoal @ 23:46
0 Comentários!

PEQUENO GLOSSÁRIO DA CENSURA.
Arte - não é este o Blog, nós só lidamos com conteúdos. Por isso mesmos não nos interessa a arte sem conteúdo;
Bom Censo -uma pessoa com bom censo pensa antes de falar. Ou melhor, cala antes de falar. Ou melhor ainda, cala em vez de falar. Daí dizer-se "Quem cala bom cente";
Bom Gosto -o meu gosto. Enfim, como hoje estou bem disposto, até pode ser o nosso - gosto. Mas nada de abusar. Um dia não são dias;
Bom Senso - uma pessoa com bom senso sabe falar sem ofender ninguém;
Censor -"alguém cuja função é separar a palha do grão a fim de ser publicada a palha"[José Vilhena];
Censura -actividade inexistente nas sociedades ditas democráticas;
Corta -...e cola. De preferência outra coisas por cima;
Deus -não invocar o Seu nome em vão, sob risco de ofender os Seus legítimos representantes na Terra;
Horário Nobre -só os melhores enchidos podem ocupar o Horário Nobre;
Ignorância -se não se sabe qual a informação que nos falta, como sabemos se há censura?;
Lápis Azul -também conhecido como pássaro azul da felicidade. Se os leitores não foram informados de escândalos, desastres, ideias, incómodos, manobras de oposição, são mais felizes. Dizem os lapizazules, claro;
Liberdade de Expressão -os ditadores queixam-se muito de serem censurados quando gritam "Cale-se!". E não é que têm razão?;
Mau Gosto -o gosto dos outros. Tudo o que é susceptível de me ofender. E eu, filhas, sou muito susceptível;
Palavras - há-as boas e há-as más. As más não merecem ser publicads. Era o que faltava!;
Porte-Pago - só os jornais respeitáveis têm o direito ao porte-pago;
Povo - geralmente está rouco, ou mesmo afónico, por isso precisa que alguém fale por ele, coitado. Mas se Deus quiser, isso há-de passar, com os rebuçados do Dr. Bayard;
Respeitinho - é muito bonito, aliás devia ser o princípio de toda a arte. Um mundo assim seria tão bonito que nem seria um mundo, mas um mundinho...muito parecido com Marte;
Ruído - se não puder deixar de informar, porque "parece mal"(democracia oblige), pelo menos ponha a informação em locais discretos, sim?;
Sátira - forma desrespeitosa de contra-dizer os pequenos, médios e grandes poderes;
Sentimentos religiosos - nunca por nunca os ofender. Salman Rushie fê-lo, ao escrever um livro que ofendeu tanto quem o não leu que foi sugerida não só a eliminação da obra mas também o autor;
Silêncio - o silêncio é de ouro, e o respeitinho é muito bonito;
Zurzir - enquanto uns zombam, outros zurzem. Zurzir com palavras não mata, nem sequer engorda. Mas dá alguma satisfação a quem é zurzido no bolso, nas costas, no espírito. A sátira não se devia chamar sátira mas zátira.
.Glossário criado por Rui Zink e Imma Trubau por ocasião do 3 de Maio de 2002 assinalando o Dia da Liberdade de Expressão.
NOTA: No sentido e esclarecer os futuros interessados neste Projecto que iniciará a sua actividade após uma reunião de todos os interessados a marcar para data oportuna (em princípio no próximo Sábado!), ficam aqui algumas considerações sobre os critérios e formas de funcionamento do Blog Pens@rSardoal, a brincar claro!
# Colocado por PensarSardoal @ 15:50
0 Comentários!

QUESTÕES INCÓMODAS para testar o seu grau de tolerância:
.Acha bem que, como nos Estados Unidos, movimentos de neonazis tenham liberdade de expressão e de manifestação?
.Os sites pedófilos devem ser proibidos?
.MEIN KAMPF pode ser livro do dia nas Feiras do Livro?
.Que lhe parece a interdição em Israel de se tocar Wagner?
.Os programas de astrologia deveriam ser banidos da televisão?
.Concorda com a decisão de governo espanhol de proibir o jornal de língua basca EGUNKARIA com o argumento de que apoia o terrorismo?
.O que fazer às anedotas racistas e sexistas?
.O que acontece quando o direito à informação colide com o direito ao bom nome?
.Os sentimentos e valores religiosos são sagrados?
.A liberdade de expressão é um capital de risco ou um património colectivo?
Resultados: Cada resposta tem direito a um ponto. Cabe a si pontuar-se. [Afinal, isto são perguntas para meter mão na sua consciência, não na sua vida.]
Mais de 10 pontos: Parabéns! Você é tão tolerante que já não é uma pessoa, mas uma geleia com corante de banana.
5 a 10 Pontos: Você tem dúvidas e isso é bom. Enquanto tiver dúvidas, valerá sempre a pena tomar um café consigo. Cuidado com o colesterol.
0 a 5 Pontos: Pronto, já sabemos, se mandasse ia tudo preso. Vá para outro Blog se isso lhe melhora a disposição.
# Colocado por PensarSardoal @ 15:40
0 Comentários!

A TORRE DE PISA!
Estás a pisar o risco, dizes-me.
Estás quase a pisar o risco, digo-te.
E onde está o risco?
O limite da minha liberdade é a liberdade do outro. Nisto todos podemos estar mais ou menos de acordo. O problema é que a minha percepção da liberdade não é a mesma que a tua. Mais: as fronteiras da minha liberdade têm uma irritante tendência a alastrar pelas tuas adentro.
Em que ficamos?
Quando me dizes Cala-te, eu digo Não tens o direito de me mandar calar.. Quando eu digo Cala-te, invoco o legítimo direito a não ser incomodado pelo que tens a dizer.
Onde está o famoso risco que tanto invocamos quando alguém o pisa?
E que risco corro eu quando digo algo que te desagrada?
-O de não falares mais comigo?
-O de não me convidares mais para falar?
-O de me despedires?
-O de me ostracizares?
-O de me bateres?
-O de me matares?
-O de me silenciares?
-O de me silenciares?
-O de me silenci...
[Mhmm...Palavras imperceptíveis levadas pelo vento]
Para uma reflexão cada vez que pensares em escrever/denunciar algo.
Nota:texto adaptado a partir do Boletim PROIBIDO PENSAR? da FNAC.
# Colocado por PensarSardoal @ 17:03
0 Comentários!

INCOMUNICABILIDADE!?
Qual sétimo continente de Haneke?
Disfarça antes que percebam que não há nada de novo, pelo menos connosco. Sim, a vida dos outros avança, a nossa...pura monotonia.
Arrastados pelo tempo, sobrevivemos em aglomerados populacionais, dizemo-nos genuínos, puros e elementos continuadores de um modus vivendi cujas raízes ingenuamente desconhecemos.
Rendidos à interiorização ou ao interior?
O interior geográfico fomenta a interiorização conceptual da existência?
Apenas questões existêncialistas que derivam da falta de concretização verbal.
28 de Junho de 2002, Bruno Costa.
# Colocado por PensarSardoal @ 15:58
0 Comentários!

COMO PUBLICAR NO BLOG PENSAR SARDOAL??
O blog visualizado serve os propósitos anunciados no texto anterior, ou seja, é um espaço aberto à comunidade civil para que esta possa exprimir as suas ópticas de problemas que surjam, de ideias que nasçam, de temas que florescem.
Serve o presente texto para enunciar os passos que nós esperamos vejam a ser respeitados por muitos.
Assim, e primeiro que tudo é necessário haver um enquadramento temático do texto a enviar, isto é, não tendo nada a ver com polítiquices, o texto deverá cumprir padrões de qualidade e de relevância para a comunidade em que se insere, não sendo este um critério puramente regionalista. Há de facto temas que pela sua dimensão Macro podem atingir diversos quadrantes do nosso Concelho, pelo que a relevância do texto será de certo dada como significativa e o texto será publicado. Exemplo disso seria um texto sobre as propinas, tema que afecta bastantes munícipes sardoalenses.
Outra das hipóteses em cima da mesa será o esquema em que o mote será dado por um dos pertencentes à administração do Blog, sendo que durante toda a semana se exibirão textos enviados por leitores interessados, em que expressam os seus pontos de vista e interpretações da problemática lançada para discussão.
Para enviarem as vossas soluções e questões que pretendam sugerir, façam o favor de as remeter ao endereço pensarsardoal@hotmail.com
pens@rsardoal
# Colocado por PensarSardoal @ 14:47
0 Comentários!

PROJECTO PENSAR SARDOAL: OBJECTIVOS.
A Secção Concelhia da Juventude Social Democrata de Sardoal é responsável de uma forma inicial desta entrarada na blogosfera como forma de abertura à sociedade civil, colocando este espaço como uma nobre forma de expressão de opiniões e pensamentos de reflexão sobre o Concelho de Sardoal.
Assim e no sentido de criar condições necessárias para avanços profundos, nomeadamente os requisitos sociais e políticos (em termos de mentalidade) para a aceitação e concretização de reformas estruturais ambiciosas propomo-nos a adoptar sustentadamente alguns mecanismos para atingir os objectivos intermédios e finais da Secção Concelhia para o ano de 2003.
Entre esses objectivos constava a publicação on-line das nossas intenções, nunca tendo como objectivo a manipulação da opinião pública mas sim, constituindo uma forma em que todos possam ter voz quando se decide o futuro de um Concelho como o nosso.
Cá estamos nós!
Estamos ao vosso dispor, através do endereço de e-mail pensarsardoal@hotmail.com , para que nos coloquem as vossas sugestões, assumindo que este blog só poderá melhorar pois, está ainda numa fase embrionária.
pens@rsardoal
# Colocado por PensarSardoal @ 16:23
0 Comentários!

|
|