|
CAMIÕES ECOLÓGICOS made in TRAMAGAL
"Londres foi eleita a 'cidade perfeita' para o primeiro teste intensivo aos camiões ligeiros Mitsubishi Fuso Canter Eco Hybrid, que serão futuramente produzidos na fábrica do Tramagal."in EXPRESSO.PT Bruno Dias da Costa pensarsardoal@gmail.com
# Colocado por PensarSardoal @ 19:27
0 Comentários!

FESTAS DE CONSTÂNCIA 2010
Mercado Negro, Oquestrada e GNR são os grandes nomes da música portuguesa que actuarão nas festas do concelho de Constância 2010, nos dias 3, 4 e 5 de Abril, respectivamente.O Grupo de Cantares da Casa do Povo de Montalvo, o Grupo Cultural Emoções de Malpique, a Escola de Música e a Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, a Bandinha da Alegria, os RCA, o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Malpique – Constância, o Grupo Etnográfico Danças e Cantares de Alverca do Ribatejo, o Rancho Folclórico da Velha Guarda da Casa do Povo de Almeirim, o Rancho Folclórico e Etnográfico «Os Peneireiros» de Martinchel, e os Xaral Dixie são os diversos grupos e artistas que marcarão presença nas Festas do Concelho deste ano. Paralelamente à animação, integram o programa das Festas o Grande Prémio da Páscoa de Constância, a Descida dos 3 Castelos, um Passeio de Cicloturismo a Mostra Nacional de Artesanato, a Mostra de Doces Sabores, várias exposições, a chegada das embarcações ao cais de Constância, as tasquinhas típicas e um Espectáculo de Fogo de Artificio. Sem esquecer as ruas floridas, resultado de um trabalho colectivo levado a efeito pelos moradores, escolas e várias instituições do concelho.
Bruno Dias da Costa pensarsardoal@gmail.com
# Colocado por PensarSardoal @ 19:06
0 Comentários!

FECHO DE CONTAS @ ECONÓMICO TV
Bruno Costa da GoBulling.com - Banco Carregos SA - em debate sobre os temas da semana nos mercados financeiros.
# Colocado por PensarSardoal @ 18:57
0 Comentários!

POR UM REGRESSO DA FESTA DA FLOR!!
Escrito em 2005 e publicado neste mesmo BLOG:
CARTUCHO nº7
Plano de actividades para 1995
CULTURA
Ao nível do desenvolvimento das actividades Sócio-Culturais de iniciativa municipal, prevê-se a realização dos certames já tradicionais (FESTA DA FLOR, FEIRA DO LIVRO E FESTAS DO CONCELHO), o apoio à divulgação de valorização das Solenidades da Semana Santa e o apoio às iniciativas das colectividades que desenvolvem acções neste âmbito.
Tornando-se inadiável a recuperação da parte da Casa Grande, onde funcionou a Casa do Povo de Sardoal, mas hipóteses a encarar é a do estudo da possibilidade da sua adaptação a Museu, mandando elaborar o correspondente projecto.
In Folha Informativa nº1/95 - 1ª quinzena de Janeiro
MEUS COMENTÁRIOS: a)Festa da Flor, Feira do Livro e Museu, três mentiras compulsivamente repetidas ao longo dos 12 anos;
b)Interpretem as palavras de Fernando Moleirinho publicadas na GAZETA DO TEJO em Abril de 98:
"(...)Em qualquer caso, os órgãos Autárquicos têm de assumir o papel de dinamizadores do desenvolvimento do Município, independentemente da sua competência para executar os projectos necessários. A sua inscrição no plano de actividades de dinamização e pressão, além de corresponder a uma necessidade de programação, traduzirá, também, um compromisso político e um elemento importante de informação do Eleitos e dos Cidadãos."
A MINHA QUESTÃO É ESTA: os sardoalenses querem continuar a serem enganados?
[Pelos vistos quiseram continuar a ser enganados]
Escrito em 2004 e também publicado neste BLOG:
NOVA FESTA DA FLOR
Uma das tradições que o Sardoal perdeu foi a Festa da Flor, que tentei relançar para a discussão numa das conversetas por entre os Debates que realizámos. As respostas não foram convincentes, ficámos por uns meros comentários desadequados da realidade da Vila, como: ...antigamente existia um verdadeiro culto da flor nas casas de cada família, o que hoje não acontece...
Ora, estes argumentos são deitados por terra, quando realizamos um visita pelas ruas velhas da Vila, bem como nas zonas novas da Freguesia de Sardoal, já nem falando noutras freguesias. O que observamos é um crescimento exponencial do culto da flor, pelo que a explicação dada não entra.
Poderia valer o facto de na altura esta Festa se destinar a criar um hábito que estava associado ao slogan Vila Jardim do Ribatejo, que como sabemos tem sido substituído por outro não menos sonante, No Sardoal Ninguém é de Fora!.
Quero com isto demonstrar, que não devemos abandonar as ideias só por estas não serem da nossa autoria e por terem sido herdadas do tempo da outra senhora. Este argumento é ainda mais acertado quando a iniciativa era muito bem acolhida por todos, faltando apenas um toque inovador, que por vezes relança as tradições, sem perder o essencial, acrescentando valor ao sumo da Festa da Flor.
Bruno Dias da Costa pensarsardoal@gmail.com
# Colocado por PensarSardoal @ 12:04
0 Comentários!

FESTA DA PRIMAVERA - Abrantes
A Festa da Primavera decorre até ao mês de Maio, com um vasto programa de actividades a realizar no centro histórico. Um desfile de moda infantil, a actuação de bandas filarmónicas, o festival de tunas, a festa do Maio, um mercado quinhentista, um concurso de montras, um passeio pedestre “apanha a espiga” e um festival de espantalhos são algumas das actividades programadas para o evento, este ano marcado pela temática evocativa dos 500 anos da morte de D. Francisco de Almeida, I Vice-Rei da Índia. De 27 de Março a 22 de Maio, realiza-se uma Feira do livro temática, nas livrarias da cidade, estando disponíveis ao público livros sobre flores, plantas ornamentais, jardins, jardinagem e poesia.
http://sic.cm-abrantes.pt/turismo/site/acontecer/fp/fp.html
Bruno Dias da Costa pensarsardoal@gmail.com
# Colocado por PensarSardoal @ 14:45
0 Comentários!

III Festival do Bacalhau e do Azeite
"Vila de Rei vai voltar a receber, entre os dias 27 de Março e 4 de Abril, o Festival Gastronómico do Bacalhau e do Azeite, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal. O certame, que vai já para a sua terceira edição, promete voltar a preencher as ementas neste período da Páscoa. O III Festival do Bacalhau e do Azeite vai contar com a participação de um maior número de restaurantes aderentes, o que vem certificar o sucesso alcançado nas edições anteriores, em que milhares de pessoas se deslocaram ao concelho, rendendo-se aos segredos gastronómicos de Vila de Rei. Durante o certame, pode deliciar-se com os melhores pratos de bacalhau e azeite nos seguintes restaurantes: Albergaria D. Dinis – Vila de Rei; Casa do Lago – Vale do Grou; Churrasqueira Central – Vila de Rei; Jecomel – Vila de Rei; O Cantinho do Petisco – Vila de Rei; O Cobra / O Geodésico – EN 2 Km 364; O Eléctrico – Relva; Paraíso do Zêzere – Zaboeira. Para a presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Irene Barata, “os Festivais Gastronómicos de Vila de Rei têm-se revelado de uma enorme importância na divulgação da gastronomia tradicional da região, ao mesmo tempo que promovem a enorme qualidade dos restaurantes do concelho de Vila de Rei.” De 27 de Março a 4 de Abril, não deixe de visitar o III Festival Gastronómico do Bacalhau e do Azeite e delicie-se com o melhor da gastronomia de Vila de Rei." in http://www.cm-viladerei.pt Bruno Dias da Costa pensarsardoal@gmail.com
# Colocado por PensarSardoal @ 14:18
0 Comentários!

OS NOSSOS VINHOS
À entrada de Entrevinhas assistimos ao renascimento de uma das actividades com profundas raízes na nossa região.
A QUINTA VALE DO ARMO iniciou em 2005 com plantações de castas brancas - Síria, Arinto e Verdelho - e também com castas tintas - Aragonez e Trincadeira. Em menor àrea as castas Merlot, Syrah, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet.
Em 2007 e 2008 adquiriram novos terrenos para casta Touriga Nacional e Aragonez. Quatro vinhos se destacam, VINHO TINTO, VINHO TINTO ESCOLHA - SELECTION, VINHO ROSÉ e VINHO BRANCO, todos com o rótulo da casa onde consta o slogan do Concelho de Sardoal - VILA JARDIM.
http://www.quintavaledoarmo.com/
Bruno Dias da Costa pensarsardoal@gmail.com
# Colocado por PensarSardoal @ 12:49
0 Comentários!

"Combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável (contra que não se pode lutar; invencível; inevitável; fatal; Determinar antecipadamente; Destino; sorte; fortuna; Providência; fatalidade; Fim de vida;
Para contrariar este estado, lembro Fernando Tordo e da sua brilhante composição “Adeus tristeza” que considero das mais belas músicas portuguesas.
(… ) Não ando cá para sofrer mas para viver E o meu futuro há-de ser o que eu quiser (…)
E fica a questão fundamental: o nosso futuro está determinado ou podemos nós condicioná-lo para que ele seja aquilo que queremos que ele seja?"
Bruno Dias da Costa pensarsardoal@gmail.com
# Colocado por PensarSardoal @ 12:12
0 Comentários!

CONCELHO DE SARDOAL
Bruno Dias da Costa pensarsardoal@gmail.com
# Colocado por PensarSardoal @ 00:00
0 Comentários!

Novo choque petrolífero?
# Colocado por PensarSardoal @ 23:53
0 Comentários!

|
|